•  
     

História da Segurança do Trabalho no Mundo



A demanda por ambientes de trabalho mais seguros não são coisas da Idade Comtemporânea. Podemos considerar que trabalhadores estão lutando por melhores condições desde a Idade Média. Em 1381 aconteceu na Inglaterra a maior rebelião de sua história da segurança do trabalho no mundo até o momento conhecida como Peasants’ Revolt. A revolta foi desencadeada por aumento de impostos mas, entre as pautas, estavam a luta por um valor de salário mínimo e melhores condições do ambiente de trabalho.

Um campo-minado de perigos

Com a invenção da bomba a vapor no século XVII ouve um incremento rápido da mineração. Com a introdução do novo sistema de bombeamento permitiu-se retirar água de profundidades maiores e a menores custos ampliando a produção e a rentabilidade das minas.

As minas entre os séculos XVIII e XIX frequentemente empregavam crianças e eram incrivelmente perigosas. Além dos acidentes com os equipamentos utilizados para mineração os trabalhadores tinham que enfrentar colapso de minas, deslizamento de rochas, morte por asfixia e ou afogamento em inundações. Gases tóxicos e inflamáveis eram perigos invisíveis que poderiam explodir ou incendiar.
Página inicial