•  
     

Tubarão Martelo de 600 kg é capturado em Jacumã!

Imagem

Imagem

Um tubarão da espécie Martelo, com cerca de 600 kg, foi capturado por pescadores, na praia de Jacumã (Litoral Sul), na madrugada desta terça-feira (4). O animal era do sexo feminino e estava esperando cerca de 20 filhotes.

Os pescadores comemoram a captura do animal. Afirmaram que que podem lucrar, só com a venda da carne, até R$ 1,5 mil. A carne será vendida no Mercado do Peixe, localizado na praia de Tambaú em João Pessoa.

De acordo com biólogo José Carlos Pacheco, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a espécie martelo não é um tubarão tão agressivo quanto um Cabeça Chata ou um Tigre. Contudo, como é um animal de grande porte pode ocasionar um acidente, caso ele se depare com um banhista.

Tubarão-martelo

Estima-se que existam cerca de 400 espécies diferentes de tubarão no mundo. Só no Brasil, uma média de 100 tipos foram identificados, mas apenas quatro são considerados agressivos e potencialmente perigosos: o tigre, o cabeça-chata, o galha-preta e o tubarão-martelo de grande porte.

É uma espécie de tubarão corpulento. Cabeça larga e achatada. Focinho curto e razoavelmente arredondado ou truncado em vista dorso ventral.

Habitat e hábitos

É um tubarão comum em águas tropicais e temperadas - costeiros e pelágicos. No Brasil, é mais comum no Nordeste. Aparentemente com hábitos noturnos. É uma espécie considerada perigosa.

Alimenta-se do que puder abocanhar, desde caranguejos até grandes peixes, tartarugas etc. É conhecido como "lixeira de nadadeiras". É responsável por mais de 30 casos comprovados. É considerado o mais perigoso depois do tubarão branco. Foram registrados casos de ataques contra embarcações. Em Praia do Forte, na Bahia, um exemplar do tubarão foi capturado com parte da bacia e fêmur de um ser humano.

Geralmente as fêmeas produzem de 30 a 50 filhotes. Os casos extremos conhecidos são 10 e 82, que nascem com cerca de 45 a 80 cm de comprimento.

O maior exemplar já medido foi capturado em Cuba com 5,5 m. O peso de uma espécie de 4 m varia de 450kg a 600 kg.

Sua carne é utilizada fresca, seca-salgada ou defumada para consumo humano. Sua pele é usada como couro para confecção de vários produtos. Suas nadadeiras são utilizadas em sopas. E ocorre a extração do óleo de fígado.

Fonte : UOL
 
SE E LOKO , GRANDE O TUBARAO EIM

PERIGOSO TUBARAO KKK
 
PQ ESSAS PESSAOSFAZEM UMA COVARDIA DESSAS!
 
TA LOCO, UMA MORDIDA E VCS JA ERA KKKKKKKKKKK
 
uai meio gradinho o menino kkkkkkkkkk
 
EU DOMINO Tubarão :twisted:
 
ETA TUBARÃO GIGANTESCO KKKKK
 
lol se loko ao tamanho kk