•  
     

Tomadas com entradas USB? Elas podem se tornar mais comuns rapidamente

Sistemas baseados em DC e com mais conectores USB podem ficar bem comuns em questão de poucos anos

Imagem

Os conectores USB são extremamente comuns hoje, já que os utilizamos em vários tipos de aparelhos diferentes, como smartphones, tablets, computadores, consoles, entre outros – além de eles serem capazes de transferir dados e energia elétrica simultaneamente.

Como se não bastasse, os conectores são considerados universais, ou seja, comuns em inúmeros países. Por isso, alguns especialistas calculam que as portas USB sejam as próximas tomadas do futuro.

Conforme artigo publicado no portal The Economist, os conectores USB podem substituir algumas das populares tomadas elétricas. O USB faz uso do sistema de corrente DC, que é mais barato, eficiente e não requer um adaptador – como é o caso do predominante AC, que é tido como padrão mundial de eletricidade e que pode alternar entre diferentes voltagens elétricas.

Contudo, são somente especulações de um futuro alternativo. Atualmente, já existem aparelhos que fazem um uso mais elaborado dos conectores USB, porém é provável que em 2014 mais possibilidades surjam com um novo padrão que será implementado no mercado. A vantagem, para muitos especialistas, é que o USB é capaz de transmitir dados e receber energia ao mesmo tempo.


Uma opção alternativa de conexão

Os especialistas se animam com a possibilidade de criar redes totalmente conectadas por entradas USB, incluindo as que transmitem e recebem eletricidade. Segundo o The Economist, as redes baseadas em DC poderiam ser mais sustentáveis se comparadas ao padrão atual AC. Conforme os cálculos de alguns eletricistas, os sistemas seriam mais resistentes e econômicos do que os atuais.

Imagem

O próximo grande passo dos conectores USB é o lançamento do USB Power Delivery (ou USB PD). O sistema USB Power Delivery só será lançado em 2014, porém deve realmente ser utilizado em maior em escala em 2015. O USB PD é capaz de aumentar o grau-padrão de energia para 100 watts e permitir o fluxo de eletricidade nos dois sentidos. Ele também é otimizado pare regular o uso econômico de energia, fornecendo exatamente o que os aparelhos conectados precisam receber.

Quanto às tomadas USB, elas devem ficar cada vez mais comuns nas casas (existem diversos tipos de adaptadores no mercado). Já é possível instalar tomadas com entradas USB – e isso pode se tornar um padrão nos lares em um futuro não tão distante.


#FONTE
 
Otimo Topico Parabens Zika ! GOSTEI MUITO DO SEU TOPICO AGR EU APRENDI A MEXER COM CABO SB
 
Seria Bom Neh essas Tomadas ae com Entradas USB! Poderiamos Carregar celulares
 
Bom tópico. Interessante. Mas como será a conversão de voltagens para os diferentes tipos de aparelho?
 
COm tomadas usb seria muito mais facil !
 
RÇ EER O MUNDO TA EVOLUINDO ATE ISSO JA !
 
[J]ack Escreveu:Bom tópico. Interessante. Mas como será a conversão de voltagens para os diferentes tipos de aparelho?

Ai eu já não sei, mais quando eu souber passo essa informação pra você.