•  
     

Sony Xperia Z Ultra: Gigante pela própria natureza

Imagem


O Sony Xperia Z Ultra é um grande aparelho, adjetivo que pode ser usado tanto para se referir a suas dimensões, maiores do que o habitual, quanto às suas qualidades. Trata-se de um dispositivo híbrido entre smartphone e tablet, categoria inaugurada pela Samsung, com seu Galaxy Note, mas que com o aparelho da Sony alcança um novo nível de grandeza.

Por falar em Samsung, a coreana também já tentou investir em aparelhos com dimensões maiores que a do Galaxy Note, no caso o Galaxy Mega, com tela de 6,3 polegadas, porém este é um aparelho que foi deixado um pouco de lado, pelo menos no Brasil, onde a empresa parece se focar mais nas linhas Galaxy S e Galaxy Note.

De qualquer forma, com uma tela de 6,4 polegadas e especificações dignas dos melhores topos de linha da atualidade, além de um ótimo design e acabamento, o Xperia Z Ultra chega para liderar uma nova categoria de phablets com telas maiores que 6 polegadas, ficando difícil até mesmo colocá-lo ao lado do Galaxy Note como concorrente. Muito se discute à respeito das características e tamanhos mínimos e máximos para se designar um dispositivo móvel como smartphone ou tablet e a grandeza do Xperia Z Ultra é tão impressionante que alguns já nem o consideram mais um phablet, apelidando-o de mini-tablet. Na foto abaixo, Moto X, Galaxy Note II e Sony Xperia Z Ultra lado a lado.


Imagem


É importante lembrar que não recebemos nenhum benefício ou recurso financeiro para testar e escrever sobre esses aparelhos, sendo assim procuramos nos identificar ao máximo com as necessidades e dúvidas dos leitores.

Nosso objetivo não é simplesmente escrever as especificações e recursos dos dispositivos testados, por isso, cada aparelho não só é testado, mas usado por alguns dias, de forma que seja possível passar através do review o ponto de vista de um possível usuário.


[ Design ]


Não dá pra negar que o Sony Xperia Z Ultra é bonito, com seu acabamento em vidro temperado tanto na frente quanto na traseira, que confere ao aparelho um design mais elegante. Isso somado à sua espessura deixa um visual bem agradável, apesar de passar também uma sensação de fragilidade.

Imagem


Por falar em espessura, espanta o quanto um aparelho tão grande consegue ser tão fino. São apenas 6,5 milímetros de espessura e apenas 212 gramas, ou seja, ele também é um aparelho muito leve para o seu tamanho. E já que começamos a falar sobre o tamanho, esse é o quesito que mais impressiona, até mesmo assusta em alguns casos. Durante os testes, não teve uma pessoa que ao ver o aparelho não ficou impressionada com o tamanho, chamando-o geralmente de tablet ou mini-tablet em alguns casos.

Imagem


Com dimensões de 179 x 92 mm é impossível ser discreto ao usar um Xperia Z Ultra. Seja na rua, no metrô, no shopping, no trabalho, enfim, em qualquer lugar, é impossível não perceber as pessoas olhando e comentando o tamanho, que aparentemente causa certa estranheza aos que olham. Isso se deve provavelmente por seu tamanho fora de comum, já que ele é grande demais para ser um smartphone, ou até mesmo um Galaxy Note, que já é mais comum de se encontrar, porém é relativamente pequeno para um tablet, então as pessoas ficam tentando entender o que é aquele estranho aparelho grande e fino.

Imagem


E se é pra falar de estranheza, atender chamadas com ele até que é tranqüilo, porém não significa que não seja algo estranho de se ver. Pra quem gosta de aparelhos gigantes, o Sony Xperia Z Ultra é certamente uma ótima opção para o dia a dia, mas o uso do headset que pode ser usado como mini-smartphone em conjunto com o aparelho seria o ideal. Além disso, há também a questão dos bolsos. Carregar o Xperia Z Ultra em bolsas e mochilas é tranqüilo, porém quando se trata de transportá-lo num bolso, situação muito comum para os homens, a coisa complica um pouco. Isso, porque dependendo do bolso, boa parte fica de fora. Em alguns modelos de calças, principalmente jeans, isso não é tão incomodo, mas em calças sociais e mesmo em bermudas, se torna um problema.

Imagem


Imagem


Na frente do aparelho temos uma enorme e bela tela de 6,4 polegadas, com poucas bordas laterais e um pouco mais de bordas superior e inferior, o que é bom, pois facilita o uso, já que na grande maioria dos casos será necessário segurar o aparelho com uma mão e acessar suas funções com a outra. Também na parte superior frontal localiza-se a câmera secundária do aparelho.

Imagem


Imagem


Na lateral esquerda há um conector para o suporte multimídia e o conector para o cabo microUSB, enquanto na lateral direita temos a entrada para fone de ouvido, o compartimento para microSD e microSIM, o botão volume e um curioso botão Power, que fica no meio. Na traseira temos a câmera, sem flash, e além das marcas Sony e Xperia, há também um pequeno símbolo que indica onde está localizado o chip NFC, que facilita na hora de se fazer a leitura de uma etiqueta com a tecnologia, por exemplo.

Imagem


Imagem


#FONTE - MAS INFORMAÇÕES AQUI :)