•  
     

Smartphones poderão 'pagar' passagens de ônibus via NFC no Rio de Janeiro

A tecnologia NFC (Near Field Communication) está se mostrando cada vez mais útil no dia a dia e agora mais uma novidade está chamando a atenção: o pagamento de passagens de ônibus, trens, barcas e vans legalizadas apenas com o smartphone. O projeto começou a ser testado hoje pela Fetranspor, federação que reúne sindicatos e empresas de meios de transporte do Rio de Janeiro.

Imagem

O sistema funcionará da seguinte forma: o usuário precisará instalar um aplicativo no seu smartphone, que adicionará créditos em um data específica. As recargas serão feitas diretamente na condução ou nos terminais de autoatendimento da RioCard. Se os créditos acabarem antes do prazo, será possível comprar mais, da mesma forma como no RioCard Expresso. O objetivo é eliminar os bilhetes e cartões físicos atualmente usados para esse propósito.

O metrô, no entanto, está de fora do projeto. Os aparelhos usados nos testes são da Motorola, que forneceu celulares do modelo Razr D3 para 50 funcionários das companhias da Fetranspor. O experimento teve início nesta segunda-feira (21) e irá durar três meses, após os quais será feita uma avaliação final da tecnologia.

Além da Riocard e Motorola, fazem parte do projeto a Gemalto, fabricante dos chips instalados nos smartphones, GSMA, consultora na gestão e execução do estudo, e as operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi, que ajudaram na sincronização do NFC.


#FONTE