•  

[ENTREVISTA] RAPHAEL 'COGU' CAMARGO

Como sempre, a TEAMPLAY saiu na frente e desta vez entrevistou Raphael "Cogu" Camargo - que depois de três anos de ausência no cenário competitivo, anunciou semana passada o seu retorno ao CS. Na entrevista Cogu fala porque voltou para o CS:GO, como foram as negociações com a ProGaming.TD e respondeu algumas perguntas selecionados dos fãs do jogador. Vamos a entrevista? Boa leitura.

----

Olá Raphael "Cogu" Camargo, faz algum tempo que o senhor estava devendo uma entrevista não só para a TEAMPLAY, mas para outros sites também. Mas vamos ao que interessa. Se apresente a comunidade (mesmo que todos já saibam quem é vocês, mas é sempre bom reforçar) e diga o que você andou fazendo todo esse tempo afastado do CS?

Progaming.TD cogu: Sou Raphael "Cogu" Camargo, jogo CS há muito tempo. Depois de ganhar o campeonato mundial (ESWC) em 2006 na França, eu fui jogar futebol no QATAR, onde fiquei por cinco meses. Voltei ao CS e só parei em 2009, quando entrei para a Faculdade de Direito. Desde o início da Faculdade, eu já arranjei um emprego em período integral em um grande escritório daqui de São Paulo.

Imagem

Você acompanhou alguma coisa que rolou no cenário desde o seu último campeonato? Frequentava algum site de e-sport para ficar por dentro do e-sport ou desligou o botãozinho mesmo e caiu no mundo "real"?

Progaming.TD cogu: Não existe essa de mundo real. Existe o que é considerado "comum" e o "ïncomum". Depois desse tempo afastado fazendo muitas outras coisas, percebi que eu sai do CS, mas o CS nunca saiu de mim. Se eu acompanha o cenário? Não cara, não mesmo. Mergulhei de cabeça no mundo "comum". Não faço nada que não seja por inteiro

O que você espera desse retorno e o quanto você acha que esse seu tempo parado das competições pode atrapalhar nesse retorno?

Progaming.TD cogu: Jogar está no meu sangue, no meu DNA. Então esse retorno significa dar o máximo pelo que sempre acreditei e com dedicação e apoio do t ime e da torcida brasileira que sempre esteve ao meu lado, é claro que espero corresponder as expectativas e, quem sabe, superá-las.

Penso que o CS:GO é uma excelente oportunidade para retornar, porque é um jogo inovador. Todos estão tendo que se adaptar, por isso não me sinto em desvantagem, esse desafio vai ser adrenalina pura. Me sinto muito motivado.

Existe muito "MIMIMI" em relação ao CS:GO! O que você tem a dizer sobre o jogo e qual é a grande diferença que você percebeu entre o CS:GO e CS 1.6?

Progaming.TD cogu: Bom, se você conversar com alguém que conheceu a televisão quando as transmissões eram em preto e branco e perguntar o que ela acha da TV em HD, vai ter a resposta para essa pergunta, não tem comparação. Por outro lado, o CS 1.6 me fez conhecido no mundo inteiro e eu o dominava por completo. Cada canto de cada mapa, estava em minha mente. O CS:GO é o desafio e eu não costumo fugir da raia.

Imagem

Você já jogou campeonatos de CS:Source pelo ProGaming.TD né, acredito que para quem jogava Source, o CS:GO será fácil. Agora quem vier do CS 1.6, o cara vai ter que ralar um pouco. Quais as vantagens e desvantagens que você vê logo de cara no CS:GO para quem vem do CS 1.6!?

Progaming.TD cogu: Eu recomendo que os caras desconectem seus fones, tirem pelo menos uns dias de férias e caiam no mundo "real". Quando voltarem, não tentem jogar o CS:GO como se fosse o CS 1.6, não fique comparando os dois jogos a cada tiro. Tenham humildade de aprender tudo de novo. Com o tempo, a experiência do CS 1.6 vai ressurgir e trazer as vantagens que você precisa para dominar o CS:GO. É o que eu estou fazendo agora e tenho certeza que estou no caminho certo.

Conte pra nós, como foi a abordagem do ProGaming.TD e o que eles ofereceram para você de tão bom?

Progaming.TD cogu: Acho que foi um encontro de vontades e os caras são feras no negócio. Não posso revelar os termos do acordo, mas posso dizer que é excelente para todo mundo.

Imagem

O ProGaming.TD já tem algum evento em vista? É verdade que vocês podem ir para a ESWC 2012 e DreamHack Winter (ambos os eventos no mês de novembro)?

Progaming.TD cogu: Ah cara, isso é segredo ainda. É claro que pretendemos participar dos grandes eventos e ir pra cima dos gringos, mas a agenda do time ainda não está totalmente fechada. Só posso dizer que o público vai ter muita oportunidade de torcer para o ProGaming.TD este ano ainda.

Bom Cogu, quais os projetos que você pode adiantar para nós, você está pensando em executar agora nos próximos dias, semanas, meses?

Progaming.TD cogu: Como eu disse, não faço nada que não seja por inteiro. Estou me desligando do escritório de advogacia onde trabalho com a certeza que aprendi muito. É incrível como as táticas de CS são parecidas com as táticas processuais. Não vou abandonar a Faculdade porque já estou no terceiro ano e quero me formar. Cara, para isso conto com os colegas da turma que garantem minha presença quando preciso faltar e aquele apoio durante as provas (hehehehe). No mais, é treinar o tempo todo. Treinar, treinar e treinar.

---------------------

Como muitas pessoas estavam querendo saber por onde você andava, as próximas perguntas serão feitas pelos seus fãs ok? Vamos lá!

Fábio Morais: Você terminou a faculdade?

Progaming.TD cogu: Não Fábio. Para concluir a Faculdade de Direito, você demora dez semestres, ou seja, cinco anos. Estou no terceiro ano mais eu ainda chego lá.

Veja mais clicando
aqui.

Fonte?

Lucas Viana Escreveu:Fonte?

Leia a ultima frase do tópico.

Cogu é uma inspiração.

LucasDJ Escreveu:Cogu é uma inspiração.

E não é pouca não, hein? rs

Sterblitch^ Escreveu:

Veja mais aqui não é bem uma fonte e sim uma continuação do seu tópico.

Porque você não postou o tópico completo?

É preciso a fonte visivel no tópico "fonte" não "Veja mais aqui"

Credu ele e mo ruim kkkkkkkkkkk =/

Lucas Viana Escreveu:
Sterblitch^ Escreveu:

Veja mais aqui não é bem uma fonte e sim uma continuação do seu tópico.

Porque você não postou o tópico completo?

É preciso a fonte visivel no tópico "fonte" não "Veja mais aqui"

A continuação do tópico é na fonte, pelo amor de Deus.

uhum!!

nossa velho topico grande pra caramba vei nossa ewioewoewoi