•  
     

Projeto da Apple quer colocar experiência de uso do iPhone dentro do carro

O iOS vai chegar ao painel dos carros. Batizado de CarPlay, um novo projeto da Apple anunciado nesta segunda-feira (3) já conta com diversos parceiros da indústria automotiva e visa levar as funcionalidades do iPhone para dentro dos veículos.

Imagem

A ideia é simples: conectar o iPhone ao carro e transportar várias de suas funções para uma interface intuitiva e adaptada para uso ao volante. Para operar o painel inteligente, o usuário poderá usar comandos de voz (com a ajuda da Siri), botões e outros controles manuais no carro, além da tela sensível ao toque, dependendo dos recursos de cada modelo de veículo.

“CarPlay foi projetado para fornecer uma experiência incrível usando o iPhone no carro. CarPlay deixa os motoristas usarem seu iPhone no carro com distração mínima”, explica o vice-presidente de marketing de iPhone e iOS da Apple, Greg Joswiak.
Motoristas poderão usar funções como chamadas de voz, mensagens, mapas e player de música, entre outros apps nativos do sistema da Apple. Além disso, a companhia promete suporte a outros aplicativos em um curto espaço de tempo, como o Spotify.
Os primeiros fabricantes a disponibilizarem o CarPlay serão Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo. A Apple também promete, futuramente, equipar carros de outras doze empresas, incluindo Chevrolet, Ford, Kia, Nissan, Peugeot e Toyota – não há, porém, qualquer garantia de que modelos vendidos no Brasil oferecerão o recurso. Assista ao vídeo de demonstração da Volvo.




Ao menos em um primeiro momento, somente os iPhones 5, 5C e 5S terão suporte ao CarPlay. Os aparelhos receberão o app oficial do recurso ainda em uma futura atualização para o iOS, provavelmente na versão 7.1 do sistema.

Fonte