•  
     

PlayStation Now: saiba o que é e como irá funcionar o 'Netflix' dos jogos

A Sony anunciou, durante a feira de tecnologia CES 2014, o lançamento do aguardado serviço de streaming de jogos da empresa, o PlayStation Now. Algo como uma “Netflix dos games” para os produtos da empresa, ele está em fase final de testes e já estará disponível para os usuários ainda neste ano. Mas como ele irá funcionar? Quais jogos poderão ser rodados? Em quais aparelhos? O TechTudo responde abaixo.

Imagem

O que é o PlayStation Now?

É um serviço de streaming de games antigos da Sony. Usando a Internet, os usuários do PlayStation 4, do PS Vita e de televisões da empresa poderão rodar jogos do PlayStation, do PlayStation 2 e do PlayStation 3 nos seus novos dispositivos.

Como ele funciona?

A tecnologia é simples: a Sony adquiriu o serviço de nuvem Gaikai, e já confirmou que vai utilizar a estrutura dele para rodar o PlayStation Now. Basicamente, ele é como streaming de vídeo ou música, como Netflix ou Deezer. Você acessar o aplicativo, vê o catálogo e aí escolhe um game para jogar.

Em que aparelhos roda?

Apenas no PS4, no PS Vita e em algumas Smart TVs da Sony. No PS4 e no Vita, o game escolhido será carregado e jogado normalmente com a estrutura dos consoles. Já para o usuário de uma TV, não será preciso qualquer console. Bastará conectá-la, via Bluetooth, a um joystick do PS3 para jogar. A compatibilidade com o DualShock 4 ainda não recebeu confirmação da Sony para esta integração. Tablets e smartphones também podem entrar nesta lista em breve – e também precisarão do controle do PlayStation 3. O próprio PS3 é outro que terá compatibilidade com o serviço.

Imagem

É preciso Internet de alta velocidade para rodar?

Sim. A recomendação da Sony é de que, para rodar os jogos com a qualidade máxima que o serviço poderá oferecer, se utilize uma rede de, pelo menos, 5 MB. Isso não quer dizer que conexões mais lentas não serão suportadas, porém terão queda de qualidade na hora de reproduzir os jogos – mais ou menos como acontece com vídeos.

Vai ser gratuito?

Não, o PlayStation Now terá taxas. Ainda não se sabe quanto, nem qual será o formato de cobrança. Será que vai haver uma assinatura? Como serão os alugueis? Ainda não se sabe ao certo nada disso, e mais detalhes devem ser revelados no futuro.

Quais jogos estarão disponíveis?

A princípio, a Sony confirmou que The Last of Us, Beyond: Two Souls, The Puppeteer e God of War: Ascension estarão no PlayStation Now – afinal, eles já apareceram em uma série de vídeos de demonstração do serviço. Entretanto, bem mais títulos são esperados para o lançamento, que deve acontecer no meio do ano. E especula-se que no futuro os games do PS4 também entrarão na lista, e o PS3 terá a sua própria versão do Now.

Quem já tem os jogos, poderá jogá-los de graça?

Quem possui uma mídia física dos games, não. Para aqueles que fizeram o download dos jogos na PlayStation Store (no caso do PlayStation 3), ainda não há confirmações.

Imagem

Usuários da PS Plus terão descontos no PS Now?

A própria diretoria da Sony diz que ainda não definiu isso. Resta saber se eles irão “dar algum presente” para os assinantes da PS Plus, ou se vão considerar que, com o PS4 praticamente todos são “obrigados” a assinar o serviço (para jogar online), e ignorar os assinantes, fazendo com que eles paguem a mesma coisa que qualquer outro no Now.

Como será a qualidade dos jogos?

Quem já testou o PlayStation Now na CES 2014 diz que é impressionante, especialmente no PS Vita. Obviamente, há uma certa compressão, e segundo o site IGN, a resolução do jogo que é transmitido chega a 720p. No entanto, é importante voltar a lembrar que não só a qualidade, como a velocidade do streaming e a presença/ausência de bugs também vai depender, e muito, da conexão do usuário.

Quando o PlayStation Now estará disponível?

Um beta deve sair ainda neste trimestre, e a versão completa no verão dos EUA – ou seja, inverno do Brasil. Mas ainda não há confirmação do serviço em terras brasileiras, nem de como será o bloqueio regional (afinal, muita gente tem contas norte-americanas da PSN).

#FONTE