•  
     

Novo motor gráfico de 'Forza 5' permite criar Ferrari de ouro

Tecnologia gráfica recria características físicas de matérias-primas.
Game de corrida para Xbox One chega em 22 de novembro.


Imagem


Desconsidere possíveis ambições milionárias de um sheik do petróleo e você irá perceber que a materialização de uma Ferrari feita de ouro maciço é um sonho incrível, mas genuinamente impossível. E é justamente por isso que o inédito sistema de matérias-primas de "Forza Motorsport 5", game de corrida de nova geração exclusivo do Xbox One, pode tornar o título mais atraente para os fãs de excentricidades.

Imagem


Em entrevista ao G1 durante a Brasil Game Show (BGS) 2013, Chris Bishop, diretor de marketing de "Forza 5", explica que o novo motor gráfico da série reconstrói o jogo com base não só em informações visuais, mas também nas propriedades físicas dos materiais usados nos carros e nos cenários.
A grande curiosidade – e é nesse âmbito que o sonho da Ferrari de ouro se torna realidade – fica por conta de o novo sistema de "Forza 5" contemplar materiais que não são necessariamente usados na carcaça de um veículo. "Você pode criar um carro totalmente feito de madeira, ouro, fibra de carbono, o que seria impossível na vida real", diz Bishop.
"Milhares de elementos foram estudados e estão sendo usados dentro e fora dos carros. Tudo o que você vê na tela, do painel às peças do motor, é feito com essa física baseada em matérias-primas", afirma o executivo.
Com isso, diz Bishop, a borracha dos pneus, o aço das rodas e até o asfalto das pistas serão capazes de reproduzir as características reais desses elementos, como desgastes e imperfeições, e trazer ainda mais verossimilhança às corridas de "Forza".


Imagem


Segundo Bishop, esse foco no detalhamento de pequenos defeitos reflete os comentários dos fãs de "Forza 4". Ele cita a hipótese do Vale da Estranheza, usada para definir algo que de tão visualmente perfeito deixa de parecer real, para exemplificar os esforços da Turn 10, estúdio responsável pela série "Forza".

"Basta pensar em filmes com efeitos de computador, como o primeiro 'Toy Story', onde os rostos das pessoas não tinham defeitos", argumenta Bishop. "[Com 'Forza 5'], queremos trazer coisas como marcas nos discos de freio e até o efeito casca de laranja nas pinturas para tornar os carros tão reais que você quer levantar o braço e tocá-los".
"Forza Motorsport 5" chega junto do Xbox One, videogame de nova geração da Microsoft, no dia 22 de novembro. No Brasil, o aparelho custa R$ 2,2 mil na pré-venda e o jogo sai por R$ 200.


Fonte