•  
     

Mito ou verdade: é perigoso usar aparelhos eletrônicos quando chove?

O verão é uma época cheia de tempestades com forte incidência de raios e descargas elétricas, o que deixa donos de aparelhos eletrônicos preocupados. Afinal, muitos mitos se espalham sobre o uso de computadores, televisões, celulares e outros dispositivos durante um forte temporal. Para te ajudar, o TechTudo foi atrás da resposta: é ou não é perigoso usar aparelhos eletrônicos quando chove? Confira.


Imagem


Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é atingido anualmente por mais de 100 milhões de raios, sendo o país campeão na incidência desse fenômeno no mundo. Essas descargas causam diversos prejuízos materiais em decorrência da sobrecarga da rede elétrica e até dezenas mortes e ferimentos graves, como queimaduras. Sendo assim, é preciso estar muito atento na rua ou em casa quando uma forte tempestade se aproxima.


Perigos em casa


Nas residências, os tipos mais comuns problemas decorrentes da queda de raios estão justamente ligados ao uso de eletrônicos. Embora descargas elétricas não costumam atingir uma pessoa protegida dentro de casa, elas podem chegar por meio de instalações elétricas ou telefônicas. Isso acontece, normalmente, quando a rede elétrica é atingida por um raio, fazendo com que a tensão da fiação aumente e gere uma sobrecarga no sistema.

Apesar de não agir diretamente sobre o indivíduo protegido em seu lar, um perigo real é a descarga elétrica atingir uma pessoa por meio desses eletrônicos. Os casos mais comuns ocorrem quando a vítima está conversando em um telefone com fio e um poste ou a rede é atingida pela descarga elétrica, que se propaga pela linha telefônica. Além disso, a alta tensão pode chegar por aparelhos conectados à rede elétrica, como celulares no carregador.

Os problemas mais comuns decorrentes da sobrecarga da rede elétrica, entretanto, são os danos aos produtos eletrônicos. Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.


fonte