•  
     

Microsoft estuda produção de sutiã inteligente

Imagem

Aos poucos a Microsoft vai se acostumando a produzir hardware, com seus tablets, consoles e os futuros celulares da Nokia. Agora, aparentemente, a empresa estuda entrar no ramo de lingerie. Isso mesmo, a Microsoft, que mudou a cara da computação pessoal com o Windows agora quer fazer um sutiã.

A peça de tecnologia de vestir foi revelado em um novo artigo publicado por uma equipe de cinco cientistas da Microsoft Research, braço da empresa responsável por pesquisar novas tecnologias.

O artigo, chamado "Food and Mood: Just-in-Time Support for Emotional Eating", descreve uma tecnologia capaz de identificar o humor da usuária do sutiã para saber quando ela poderá comer por compulsão para desestressar. Neste caso, o smartphone da pessoa receberia um alerta de que a comilança está para acontecer.

Para isso, o sutiã possui sensores que entendem o estado emocional da mulher e cruza a informação com dados passados, onde o problema de excesso de comida já aconteceu. O formato de sutiã, segundo a equipe, foi escolhido porque permitia a coleta de sinais de eletrocardiograma para identificação do humor.

Durante as pesquisas, as mulheres que participaram do estudo precisaram remover o sutiã e recarregá-los a cada quatro horas, o que os próprios pesquisadores relataram como "um processo tedioso". Os resultados eram enviados para a plataforma Azure da Microsoft, de computação em nuvem. As mulheres reportavam seus humores a cada hora em seus smartphones e o sutiã conseguiu acertar as emoções em 75% dos casos.

A questão agora é tornar o sutiã confortável para o uso no cotidiano e melhorias na bateria para atender melhor as necessidades das mulheres e dos homens. Isso mesmo, homens também estão nos planos da Microsoft, embora isso ainda seja um desafio. Os cientistas já estudaram a produção de cuecas inteligentes, mas como elas ficam longe demais do coração, os dados seriam inconsistentes. Será que a Microsoft vai tentar implantar um sutiã para homens?


#FONTE