•  
     

Linha Defensiva: ‘instalador Baixaki’ e outros sites de download

Sou Técnico em Informática e mais da metade dos computadores que faço manutenção, revisão encontro softwares desnecessários e que ficam abrindo janelas pop-ups, colocando links nas páginas do seu navegador, etc. Então trago essa matéria do site Linha Defensiva; muito boa. Vale a pena ler.
Observação: Esse é somente um dos passos para evitar esses programas inconvenientes.



Instaladores podem instalar softwares desnecessários e indesejados.
Link direto ou site do desenvolvedor deve ser procurado.


Diversos sites de download na internet, que catalogam programas para eles serem encontrados mais facilmente, estão adotando uma prática que não contribui com os internautas: o uso de “instaladores” personalizados. Esses instaladores colocam no computador, além do software escolhido, outros aplicativos de terceiros – frequentemente indesejados.

O Baixaki, maior site de downloads do Brasil, também está distribuindo seu próprio “instalador”. O botão para usar o instalador fica em destaque na página de download dos programas: “clique para baixar” e abaixo, em fonte menor, “com instalador Baixaki”.

linkskypeinstalador-658x388.jpg


O Superdownloads, que também pertence à No Zebra Network (NZN), dona do Baixaki, usa um “instalador Superdownloads” da mesma forma. Outros grandes sites de download, como o Download.com, fazem uso do mesmo recurso (CNET Secure Download).

Riscos

Os instaladores são oferecidos ao internauta como forma de garantir um download seguro, fácil e livre de vírus e spywares. Na prática, o que acontece é o contrário.

Além do programa escolhido, o instalador copia para o computador softwares indesejados, como barras de ferramentas de navegadores, que também alteram a página inicial e o motor de busca no navegador. O objetivo desses softwares é monitorar a navegação (espioná-la) e fornecer anúncios publicitários direcionados.

dealply.jpg


Muitos programas são patrocinados por programas desse tipo. A diferença entre o patrocínio de um software e o instalador de um site de downloads é que o ganho com esses softwares patrocinados do instalador não serão repassados ao desenvolvedor do software. O usuário também tem a opção de baixar o programa diretamente do site do desenvolvedor, sem o software adicional imposto pelo site de download.

Ou seja, não há ganho nenhum para o internauta no uso dos instaladores.

Recomendação

Os sites brasileiros Superdownloads e Baixaki oferecem a opção de baixar o programa sem o instalador. O link está logo abaixo do botão maior. Alguns softwares (como a maioria dos antivírus) são oferecidos livres do instalador. A Linha Defensiva conversou com responsáveis pelo Baixaki, que solicitaram destaque a esta possibilidade.

photoscape.jpg


Em outros sites pode ser mais difícil localizar o link para fazer o download sem o instalador. Nesse caso, recomenda-se consultar diretamente o site do desenvolvedor.

Fonte: http://www.linhadefensiva.org/2013/03/alerta-da-linha-instalador-baixaki-e-outros-sites-de-download/
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.