•  
     

[Tutorial] Introdução PHP

1. O que é o PHP?


O PHP é uma linguagem de Scripting. Tem este nome porque o código PHP é interpretado e não compilado. Isto quer dizer que, ao invés de outras < linguagens como o C, que o seu código é compilado, e depois executado como um programa normal, o PHP necessita sempre de um "parser" para interpretar o seu código.

2. Para que serve?

A função principal do PHP (e a melhor, visto ter sido para esta função que esta linguagem foi implementada) é a de desenvolvimento de conteúdos web. Ou seja, utiliza-se PHP para criar páginas dinâmicas e automáticas.


3. Em que consiste uma página dinâmica?

Entende-se por uma página dinâmica, toda a página que é gerada quando existe um pedido no servidor. Ou seja, a página que chega ao utilizador não existe "escrita" no servidor. Existem sim os conteúdos, que serão depois colocados nos respectivos locais, na página, consoante os pedidos. O melhor exemplo de um site dinâmico, é um motor de pesquisa. É impossível (e impensável) armazenar todas as combinações de páginas que surgem, quando fazemos diversas pesquisas. Quer isto dizer, que as paginas não existem e são "geradas" com informações que estão em bases de dados, quando fazemos um pedido sobre qualquer coisa.


4. Então como funciona o PHP para automatizar uma página?

É muito simples se pensar-mos neste modo: Tudo o que sai do código PHP (output), é HTML. Logo é fundamental ter conhecimentos de HTML para se saber como fazer o que pretendemos. Num simples esquema, podemos ter qualquer
coisa do tipo:

PHP -> Servidor Web -> Interpretador -> HTML -> Utilizador <br><br>

Basta entender este simples esquema e já se começa a perceber a filosofia do PHP!


Fonte: truquesedicas.com