•  
     

Intel lançará processadores Xeon Ivy Bridge com até 15 núcleos

A Intel deve mesmo apostar pesado no crescente mercado de processadores para servidores com a nova plataforma Brickland, que se estenderá pelas arquiteturas Ivy Brigde-EX, Haswell-EX e Broadwell-EX. Caso a informação se confirme, no lançamento dos Xeon Ivy Bridge-EX, previsto para o meio do ano, a empresa ultrapassará seu recorde anterior em termos de núcleos de processamento em um mesmo chip.

Imagem

Até então, o recordista eram os principais Xeon da arquitetura Westmere-EX, que rodam com 10 núcleos. Nos Ivy Bridge-EX, por exemplo, espera-se que a companhia introduza modelos do Xeon com até 15 cores e vastos 30 MB de memória cache de nível três.
A plataforma Brickland será dividida em duas famílias de processadores com focos distintos. Os mais capacitados - e caros -, os Ivy Bridge-EX, cuja série será Xeon E7, contarão com 15 núcleos. Já os Ivy Bridge-EP, com Xeon E5, terão unidades que podem variar de seis a 10 cores.
Outro ponto interessante da família EX será o suporte nativo para as memórias DDR4. A novidade deve, finalmente, tirar o novo padrão de RAM do papel e começar a popularizar a tecnologia, abrindo caminho para que processadores e placas domésticas passem a rodar com a nova memória de acesso aleatório.


Fonte: Techtudo
 
ai é potente hein, ai é maquina, mas calma bebe novo tambem da problema!