•  
     

Incrível: veja uma impressora matricial tocando "Eye of the Tiger"



Usar aparelhos antigos como instrumentos musicais não é exatamente uma novidade, mas o canal do Vimeo MIDIDesaster inovou: no vídeo acima, você confere uma canção inteira reproduzida por uma impressora matricial (aquela que marca a tinta no papel usando agulhas e que volta e meia é usada em documentos fiscais). Trata-se da clássica "Eye of the Tiger", da banda Survivor, que ficou famosa por fazer parte da trilha sonora do filme "Rocky 3 - O Desafio Supremo".

Para tornar isso possível, foi necessário transformar a impressora de 24 agulhas em um gerador de som em MIDI. O aparelho original foi ligado a um microcontrolador ATMega 8 e a um chip semicondutor FPGA, ganhando as funções de receber as mensagens de um arquivo MIDI e transformar cada pulso em sinais para as agulhas.

O pulso é então convertido no movimento das agulhas na folha e pode ser reduzido (ou seja, atingir o papel com menor força) para dimuir o volume ou a velocidade da canção. Assim, a partir de barulhos eletrônicos, o aparelho simula as notas musicais de verdade.

Ao todo, são 16 canais de áudio MIDI com volume e tom embutidos, além de configurações de velocidade para cada nota. Até 21 notas podem ser tocadas simultaneamente.


#Fonte