•  
     

iGoogle, site personalizável do Google, encerra atividades; veja opções

O iGoogle, site em que o Google oferecia diversas opções de personalização para a sua página inicial, foi oficialmente encerrado nesta sexta-feira (1). Agora, os internautas que desejarem ter uma experiência semelhante precisarão usar outras alternativas na Internet.

Quem acessa o antigo endereço google.com/ig‎ é direcionado para a página principal google.com, conforme a gigante avisou anteriormente. A versão móvel saiu do ar em 2012.


Imagem

Lançado em 2005, o iGoogle permitia que os usuários criassem uma página inicial no seu navegador de Internet com uma série de links favoritos logo abaixo da tradicional barra de buscas do Google. Tudo com layout e temas sempre customizáveis.

Entre as possibilidades de acesso rápido nesta homepage estavam as mensagens do Gmail, principais notícias do Google News e outros sites, previsões do tempo, dados da bolsa de valores e também uma sessão de páginas favoritas, ao alcance de poucos cliques.

Porém, a partir de hoje, o serviço não está mais disponível. Segundo o Google, é possível exportar suas configurações do iGoogle e também fazer o download de dados armazenados nos “gadgets” que utilizava na plataforma.


Imagem

Depois disso, caso o usuário não queira se desfazer totalmente desta personalização de sua homepage, terá que buscar programas capazes de proporcionar esta experiência no desktop. Veja algumas alternativa ao iGoogle:
Um deles é o igHome, básico, com diversas abas customizáveis e links de fácil acesso para muitos serviços, como Gmail, Google Maps, Google Calendar e YouTube. O visual dele é bastante simples, porém ele é bem eficiente. Basta acessar e registrar um login e senha.

Outra opção é o Netvibes, um pouco mais c
omplexo, porém mais completo do que os concorrentes. Oferece, além de sua organização e customização dos feeds, é possível usá-lo por meio de aplicativos móveis e ainda assinar uma versão premium (paga) no serviço.

O Protopage, que se assemelha bastante com o igHome mas tem mais opções de personalização, e o Startific e o Symbaloo, com layouts mais arrojados, lembrando interfaces de dispositivos móveis, com muitos ícones e cores, e completam a lista de sugestões.


#FONTE