•  
     

Conheça o BlindSide, o jogo de terror no qual você só depende da audição

BlindSide, um áudio game no qual você dependerá apenas da sua audição para conseguir sobreviver em um mundo apocalíptico infestado de criaturas devoradoras de pessoas. A trama gira em torno de um grande suspense. Já pensou se um dia você acordasse sem conseguir enxergar absolutamente nada e seu planeta estivesse sofrendo um ataque de monstros, o que você faria?

Imagem


BlindSide é um jogo de terror que foge do convencional. Estamos acostumados a games que promovem a imersão no clima do jogo através de muitos efeitos visuais e gráficos realistas, acompanhados de efeitos sonoros que casam com tais elementos, contudo, neste jogo, o usuário só tem o áudio como referência para se movimentar em um cenário em três dimensões, sem qualquer tipo de imagem que dê alguma referência de onde se encontram os obstáculos, para onde ir ou onde estão os inimigos.
Neste game você encarna um personagem chamado Case, um professor assistente que acorda completamente cego, sem entender o que está acontecendo, acreditando que a região onde mora está tendo um apagão, ele tenta acender luzes e lanternas, mas, percebe que o problema não é com a eletricidade, mas sim com seus olhos e com a visão de todos os habitantes do planeta.
Percebendo sua cegueira e sem saber o que está acontecendo no mundo ao seu redor, Case precisará enfrentar a sua nova condição e tentar guiar a si e a sua namorada Dawn pela cidade destruída, até descobrir que a Terra fora devastada por monstros devoradores de humanos. Agora ele terá que sobreviver e tentar deixar sua amada a salvo.




Desenvolvido pela dupla Aaron Rasmussem e Michael T. Astolfi, tal ideia de desenvolver este tipo de game surgiu a partir de uma experiência vivida por Rasmussem que, durante o segundo grau, sofreu um acidente durante uma aula de química que o deixou temporariamente cego devido a uma lesão em suas córneas provocada pela explosão no laboratório. Com o tempo Aaron foi recuperando a visão e alguns anos depois, em 2012, esta fatalidade foi a motivação para o lançamento de um game que também pudesse ser aproveitado por pessoas com deficiência visual.
De acordo com o estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde em 2011, existem cerca de 285 milhões de deficientes visuais em todo o mundo, sendo 39 milhões completamente cegos. Através destes números podemos concluir que existe um grande número de pessoas que poderão desfrutar de BlindSide, pessoas estas que possuem dificuldade para encontrar jogos interessantes para se divertirem. Tal iniciativa foi tão bem recebida que o game ganhou o prêmio de inovação no festival Games for Change, que reconhece jogos que promovem algum tipo de impacto social.
Contudo, apesar de aparentemente um jogo para cegos ou pessoas com baixa visão, BlindSide também pode ser jogado por gamers que enxergam, oferecendo uma nova forma de entretenimento que se propõe ser mais desafiadora e ir além das expectativas dos jogadores mais exigentes.


Imagem


Embora pareça fácil a primeira vista, BlindSide não é tão simples. Quem não está habituado a se localizar sem o auxílio da visão pode sentir um pouco de dificuldade para encontrar o caminho certo seguindo pelo áudio. Com mais de 1000 sons diferentes, o jogador precisará ter muita concentração para identificar de onde o som está vindo e mapear em sua mente o caminho percorrido para determinar por onde passou e por onde pode ir. Para este jogo aconselha-se o uso de fones de ouvido para que o jogador consiga identificar melhor de onde estão partindo os sons do game.
Para cada plataforma o jogo possui uma mecânica diferente, em dispositivos móveis o jogador precisará usar seus próprios movimentos para que o personagem se mova no game também, enquanto na versão para computador o usuário controla os movimentos de Case através das setas ou das teclas referentes as letras A, S, D e W.
Mesmo com o jogo tendo sido desenvolvido para ser difícil e desafiador, o usuário não fica totalmente desamparado. No início do game há um tutorial que ajuda o jogador a se mover no mundo em 3D de BlindSide, ensinando-o a identificar os sons de quando o personagem bate em uma parede, em uma mesa ou encontra uma janela, tudo isso para tornar a experiência de jogo menos complicada. Vale lembrar que o game está em inglês, caso o jogador não tenha familiaridade com a língua, pode ficar um pouco difícil de entender as instruções e os diálogos disponíveis.




Para as pessoas que enxergam ainda existe uma espécie de “cola”, para ajudá-las a se movimentar melhor pelo cenário, na tela aparecem setas que indicam o lugar para onde o jogador precisa ir para se salvar, contudo, tal recurso acaba interferindo na proposta inicial do jogo, sendo mais interessante e divertido aventurar-se às cegas e sem ajuda, para ter uma experiência plena de jogo.
BlindSide está disponível para iOS, PC e Mac. Durante o período em que o projeto esteve no Kickstarter, seus desenvolvedores afirmaram que o game também estaria disponível para o sistema Android, entretanto, até o momento o jogo não está na Play Store.


Fonte
 
Deve ser bom.. gosto de coisas que fogem do convencional !
 
nusss deve ser muito loco rsrsrs
 
Foda, preciso testar esse jogo, mas já conhecia o Papa Sangre 2, outro jogo só de audio pra iOS.