•  
     

Conheça as primeiras "animações em GIF" criadas no século XVII

Se você é um dos adeptos das animações em GIF em qualquer site da web, talvez goste de saber que as imagens animadas não foram criadas recentemente ou durante a invenção do cinema. Os primeiros registros de animações de imagens datam do século XVII, tendo sido criadas basicamente para estudar como o olho humano percebia a ilusão.

Os GIFs que você vê são todos criações feitas com esse propósito e, muitas delas assinadas pelo físico belga Joseph Plateau, que tentava entender a relação das imagens com o movimento para o nossos olhos no século XIX. Não há relatos sobre a participação de LSD no processo criativo.
Imagem
Conheça as primeiras Este é o suporte para a movimentação das imagens. (Fonte da imagem: Reprodução/The Richard Balzer Colection)

As obras de Plateu consistem basicamente na composição de um círculo onde erem dispostos imagens estáticas feitas em etapas, ou seja, em que a cada quadro davam um pequeno salto de posicionamento dos elementos. Dessa forma, quando o disco era girado com bastante velocidade, as imagens ficavam sobrepostas e criavam a ilusão de movimento, quase da mesma forma que foram criados os desenhos animados décadas mais tarde.

Imagem

Conheça as primeiras Resultados eram bastante psicodélicos. (Fonte da imagem: Reprodução/The Richard Balzer Colection)

A seleção desses objetos para estudo das ilusões foi feita pelo fotógrafo e curador de seu próprio museu virtual Richard Balzer, que viajou o mundo para colecionar esses elementos de ilusão e, recentemente, começou a criar imagens em GIF do seu catálogo.

Confira aqui toda a coleção virtual de Balzer.

Fonte: The Richard Balzer Colection, The Verge