•  

[TUTORIAL] Como usar os recursos do BBCode

Então pessoal, neste tópico explicarei como funcionam os recursos do BBCode para vocês poderem usar e deixar seus tópicos mais organizados e estéticamente bonitos!
Primeiramente direi o que cada botãozinho faz e logo depois darei algumas dicas!

O que cada botão faz?
Imagem Negrito: este botão deixa a sua fonte mais gordinha!
Exemplo com a fonte normal: GORDINHA!
Exemplo com a fonte em negrito: GORDINHA!
Exemplo de como ficaria o código:

Código: Selecionar todos

[b]GORDINHA![/b]

Imagem Itálico: este botão deixa a sua fonte "torta".
Exemplo com a fonte normal: TORTA!
Exemplo com a fonte em itálico: TORTA!

[i]TORTA![/i]

Imagem Sublinhado: este botão deixa a sua fonte sublinhada.
Exemplo com a fonte normal: SUBLINHADA!
Exemplo com a fonte sublinhada: SUBLINHADA!

[u]SUBLINHADA![/u]

Imagem Quote: este botão serve para você colocar algo que outra pessoa disse dentro de uma caixa como uma citação.
Exemplo:
WeLL

[quote]WeLL[/quote]

Algo que muita gente não sabe desse código é que dá para colocar um "título" na caixa de citação. Olhem:
WeLL Escreveu:WeLL # Forum[CPU]

Para se colocar um "título" basta fazer como no exemplo:

[quote="WeLL"]WeLL # Forum[CPU][/quote]

Imagem Code: este botão serve para se colocar um BBCode de um jeito que ele não funcione, por exemplo, quero colocar o código de deixar a fonte em negrito só que não quero que a fonte fique em negrito:

[b]Não quero que fique em negrito![/b]

Para fazer isso é só fazer assim:

[code][b]Não quero que fique em negrito![/b][/code]

Imagem Item: Esse botão coloca a tag [*] na frente do texto selecionado, essa tag dentro de uma lista gera uma bolinha na frente do do texto, e ele só funciona quando se está dentro de uma lista. Exemplo:
  • Um
  • Dois
  • Três
O código disso fica assim:

[list][*]Um [*]Dois [*]Três[/list]

Imagem Lista: esse botão serve para você colocar linhas como se fossem uma lista, olhem:
    Arroz
    Feijão
    Bife
Código:

[list]Arroz
Feijão
Bife[/list]

Imagem Lista ordenada: esse botão é praticamente igual o anterior, porém com ele dá para se colocar os itens em forma organizada de acordo com o que precisa colocando apenas "a" ou "1". Vejam para entender melhor:
Primeiro jeito:
  1. AK47
  2. DEAGLE
  3. COLETE

Segundo jeito:
  1. AK47
  2. DEAGLE
  3. COLETE
O código desses dois jeitos ficam assim:

[list=1][*]AK47 [*]DEAGLE [*]COLETE[/list]

[list=a][*]AK47 [*]DEAGLE [*]COLETE[/list]

Com este código podemos colocar qualquer imagem no fórum pegando o endereço da imagem e colocando ela entre a tag de imagem.
Exemplo: Imagem
Código:

[img]http://www.gamemadruga.com/styles/subsilver2/imageset/site_logo.gif[/img]

Imagem URL: Este botão serve para transformar uma palavra em link para outra página.
Exemplo: O WeLL é mito no cs!
O código dessa verdade ficaria assim:

O [url=http://www.forumcpu.com/member20628.html]WeLL[/url] é mito no cs!

Imagem Background: Este botão coloca uma cor de fundo em seu texto.
Exemplo: Comi [background=yellow]queijo[/background] e andei de trator com um [background=blue]capacete[/background]!
Código disso:

Comi [background=yellow]queijo[/background] e andei de trator com um [background=blue]capacete[/background]!
Lembrando que pode usar outras cores, é só trocar o nome da cor que sempre tem que estar em inglês!

Imagem Border: Este botão deixa o seu texto dentro de uma caixa branca. Vejam:
[border]Um mafagafinho pulou da árvore e quebrou o pé. =([/border]
O Código fica assim:

[border]Um mafagafinho pulou da árvore e quebrou o pé. =([/border]

Imagem Center: Este botão deixa o seu texto centralizado!
Exemplo:
O WeLL está no centro da página!

Código:

[center]O WeLL está no centro da página![/center]

Imagem Globo: Este botão foi feito para mostrar videos do site da Globo, para fazer funcionar você precisa pegar a ID do vídeo e colocar entre a tag.
Exemplo:
[globo]2448577[/globo]

Código:

[globo]2448577[/globo]

Imagem hr: Este botão coloca uma divisória no seu post/tópico.
Exemplo:[hr][/hr]
Código:

[hr][/hr]

Imagem Pensando: Este botão coloca o seu texto dentro de um balão de pensamento.
Exemplo:

[pensando]Eu jogo tão bem counter-strike que todos me chamam de xiter![/pensando]
Código:

[pensando]Eu jogo tão bem counter-strike que todos me chamam de xiter![/pensando]

Imagem Strike: Este botão coloca um traço horizontal no seu texto.
Exemplo: [s]Nada me corta![/s]
Código:

[s]Nada me corta![/s]

Imagem Spoiler: Este botão coloca o seu texto dentro de uma caixa onde quem vê pode escolher entre ver ou não ver.
Exemplo:
[spoiler]Quem clicou aqui é curioso demais! =P[/spoiler]
Código:

[spoiler]Quem clicou auqi é curioso demais! =P[/spoiler]

Imagem Video: Este botão faz com que o seu link do youtube vire uma caixa de vídeo do próprio.
Exemplo:

Código:

[video]http://www.youtube.com/watch?v=ErvgV4P6Fzc[/video]

Imagem Fonte: Aqui você consegue mudar o tamanho da sua fonte, basta selecionar o texto que quer mudar o tamanho e escolher o tamanho da fonte entre Minúscula, Pequena, Normal, Grande e Enorme!
Os códigos dos tamanhos da fonte são:

[size=50]Minúscula[/size]
[size=85]Pequena[/size]
[size=150]Grande[/size]
[size=200]Enorme[/size]

Imagem Prever: Eu considero esse botão essencial para o seu tópico ficar bonito! Aí você me pergunta: Pooooorque WeLL??
E eu falo: Esse botão é o essencial porque é com ele que você vai descobrir se o seu tópico está ficando bonito antes mesmo de você enviar ele, e ele ajuda muito, muito mesmo, principalmente para descobrir se algum código seu está em conflito com outro!

Imagem Salvar Rascunho: Com esse botão você consgue armazenar um rascunho do seu tópico para poder continuar ele depois!
Quando você clica em Imagem irá aparecer isso aqui:

Imagem
Depois é só clicar em "Sim" que seu rascunho ficará salvo! =D
Lembrando que só a mensagem fica salva, os anexos não ficam salvos!
E daí você vem e me pergunta: Como faço para continuar a fazer meu tópico WeLL?
É facil demais continuar a desenvolver o seu tópico, basta você ir em "Painel" lá em cima:
Imagem

Depois clicar em "Rascunhos Salvos":
Imagem

E vai aparecer o seu rascunho, daí é só clicar em carregar e pronto! Fácil né? =D
Imagem

E agora você vem e me pergunta de novo: Como faço para anexar um arquivo e fazer uma enquete?
E eu te digo: É bem fácil também! Para adicionar um anexo basta você ir lá em baixo, clicar em "Selicionar arquivo" e depois realmente selecionar o arquivo que você quer anexar e clicar em "OK", depois você clica em "Adicionar um anexo". Quando clicar em "Adicionar um anexo" irá abrir uma janelinha, essa janelinha segnifica que sua imagem está sendo enviada, ou seja, está fazendo o upload dela, basta esperar que dará tudo certo!
E só para lembrar, não dá para anexar arquivos em formato .bmp, só em outros formatos. =P

Mas WeLL, e a enquete?
A enquete também é bem simples! Para se fazer uma basta preencher o que se pede lá nos campos. Como exemplo farei uma enquete aqui neste tópico pedindo a opnião de vocês, veja:
Imagem

WeLL como coloco uma assinatura para as minhas mensagens postadas no fórum?
Para se colocar uma assinatura também é bem fácil, basta você ir em "Painel", depois clicar em "Perfil" e então em "Assinatura".
Imagem

Imagem

***Lembrando que na assinatura pode se usar todos os recursos explicados acima, menos imagem!

[hr][/hr]
Bom, é isso pessoal, fiz esse tutorial tanto para usuários experientes como para novatos, espero que gostem!
Se tiverem alguma dúvida ou quiserem que eu adicione algo me mandem MP!

Este tutorial foi feito por mim Well, se forem copiar dêem os devidos créditos porque deu um trabalhão enorme! :evil:

E peço humildemente que votem na enquete lá em cima!
Obrigado!
S2

Creditos A Well da ForumCPU.com

Algums comandos nao pegaram aqi