•  

[Tutorial] Como criar BINDS e fazer uma CFG

1 - Dentro do CS, baixe o console e digite "writecfg seunick" (sem aspas).
Isso vai fazer que no diretório do seu CS apareça um arquivo "seunick.cfg".

2 - Precisamos localizar o arquivo e dar uma olhada nele!

2 (a) É simples, se você usa STEAM, ele vai estar dentro desta sequência de diretórios:

C:\Program Files (x86)\Steam\SteamApps\common\Half-Life\cstrike

É interessante notar também que todas as screens do sXe que você tira ficam aqui

C:\Program Files (x86)\Steam\SteamApps\common\Half-Life\sXe_ScreenShots

2 (b) Se você não usa STEAM, então vá até o ícone do CS, botão direito nele, "propriedades", na guia "Atalho" clique em "Abrir Local do Objeto (ou qualquer coisa parecida, meu Win7 é em inglês...), e você será direcionado pra pasta onde está o "seunick.cfg".

3 - Abra o "seunick.cfg" com o bloco de notas e dê uma olhada. Ali está toda configuração atual do teu CS: tua sensibilidade, binds, opções, etc...

4 - Todos os comandos que você quer personalizar pra teu cs ficam aqui!
Quer mostrar o FPS? Deixe ali escrito "show_fps 1".
Listo algumas opções bem comuns que existem:
cl_allowdownload 1 - Em 1, permite que downloads sejam feitos de servidores, por exemplo, downloads de mapas, sons, etc.
cl_allowupload 1 - Permite que você envie dados ao servidor como, por exemplo, uso de sprays.
cl_download_ingame - Permite download de decals e models de um servidor. Parecido com cl_allowdownload.
cl_cmdrate 101 - Limita o número de pacotes que são enviados para um servidor. Tente arredondar o valor deste para um relacionado ao valor de fps_max.
cl_updaterate 101 - Ajusta o numero de atualização de pacotes feitos pelo servidor.
fps_max 101 - Ajusta o tamanho máximo do seu FPS. Maximo = 101 /se developer 0.
mp_decals 300 - Ajusta o máximo de decals exibidos por um tempo, sendo estes sprays, marcas de tiros, etc.
net_graph 3 - Exibe o gráfico de Loss, Choke e FPS.
net_graphpos - Ajuste da posição do grafico, sendo 1 na posição inferior direita, 2 inferior centro, 3 inferior esquerda.
cl_autowepswitch 1 - Este comando em 1, pega automaticamente armas do chão (se mais poderosas) mantendo-as selecionadas para o uso.
cl_corpsestay 180 - Ajusta o tempo [em segundos] que os corpos "mortos" ficam visíveis.
cl_radartype 1 - Ajusta a opacidade do radar. Sendo 1, "sólida" e 2, transparente.
cl_righthand 1 - Alterna entre usar o braço esquerdo para apoio da arma e o braço direito no gatilho. 1 = "Destro" / 2 = "Canhoto"
cl_weather 1 - Ativa e desativa a animação de chuvas como por exemplo na aztec.
con_color - Assim como crosshair_color, este comando utiliza a mesma configura RGB para definir a cor dos textos do CS.
hud_centerid 1 - Em 1, centraliza o nick do jogador quando este esta sendo "mirado". ._.
hud_fastswitch 1 - Em 1, alterna entre as armas do slot sem precisar de "confirmação".
voice_enable 1 - Ativa o uso de microfones.
setinfo "_vgui_menus" "0" - Em 0, deixa o menu de compra no modo "Old Style".

Existem muitos outros comandos, infinitos, na verdade!, que fazem muitas outras coisas e ajustam várias opções e configurações do CS. Uma busca no google revela vários sites que trazem as listas de comandos e o que eles fazem :)

6 - Se você é admin... é bom ter na sua config os comandos
name "SEU NOME"
setinfo "_pw" "SENHA"
pra que você já logue automaticamente quando você executar seu arquivo cfg!

7 - Binds!
Existem alguns binds que eu utilizo, a saber:

bind "HOME" "say @g ESCOLHA ESCOLHA; say @b ESCOLHA ESCOLHA; amx_vote VoteMap? Sim Nao "

O que acontece? Quando eu apertar a tecla HOME, ele vai falar em verde, depois em azul as palavras ESCOLHA no tsay! E em seguida, vai perguntar se a galera quer um votemap! Note que o ";" separa os comandos em cadeia. Eu posso ter algo assim

bind "k" say hahahahaha; kill

ou seja, quando você apertar a tecla "k", você vai dizer "hahahaha" e vai morrer em seguida :P

Todos os binds seguem o seguinte esquema:

bind "TECLA" "COMANDO"

8 - Ok! Fiz meu arquivo CFG! E agora?
Agora, se você editou o próprio "seunick.cfg" no diretório do CS, basta você salvar o arquivo.
Abra o CS, e digite no console "exec seunick.cfg". Desta maneira o programa "roda" a tua CFG e "assimila" os comandos que você deixou lá. Agora, basta entrar num servidor e conferir se teus binds estão funcionando como você quer. Relaxe, se algo der errado, o máximo que acontece é o jogo fechar ou você desconectar...

9 - Quero mais!
Deixo aí, disponível pra download, uma cópia da minha cfg. Isso é o básico. Agora, basta procurarem mais (e perguntarem) pra continuarem aprendendo!

Ps: cabe notar que, no meu CFG, tem bind pra comprar as armas que eu mais uso no teclado numérico. É uma mão na roda pra comprar tudo bem rápido no início do round, ao invés de ficar moscando na hora de rushar :)

10 - Quais são o nome das teclas do teclado numérico?
O teclado numérico é o melhor lugar pra você colocar as binds pra compras de armas, então acho que é interessante eu dar o "nome" que se usa em cada tecla dele pra que você faça as binds corretas.

Código: Selecionar todos

"KP_MINUS"        Menos
"KP_PLUS"         Mais
"KP_Enter"        Enter
"KP_DEL"          ,
"KP_INS"          0
"KP_END"          1
"KP_DOWNARROW"    2
"KP_PGDN"         3
"KP_LEFTARROW"    4
"KP_5"            5
"KP_RIGHTARROW"   6
"KP_HOME"         7
"KP_UPARROW"      8
"KP_PGUP"         9
"KP_SLASH"        /
"KP_MULTIPLY"     *

E as armas

Código: Selecionar todos

galil; (Defender)
ak47;
scout;
sg552; (Krieg)
awp;
g3sg1; (Sniper TR)
famas; (Clarion)
m4a1;
aug; (CT)
sg550; (Sniper CT)
glock;
usp;
p228;
deagle;
elite;
fiveseven;
m3; (Shotty)
xm1014; (Auto shotty)
mac10;
tmp;
mp5navy;
ump;
p90;
m249;
buyammo1; (Munição Primária)
buyammo2; (Munição secundária)
vest; (Kevlar)
vesthelm; (Kevlar and Helmet)
flashbang;
hegrenade;
smokegrenade;
nvgs; (Nightvision)
defuser;

E como usa?

bind "KP_LEFTARROW" "vesthelm"
Qdo você apertar "4" no teclado numérico, vai comprar colete e capacete.

Abraços!

NovinhoCFG.cfg

Fonte
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Belo tutorial parabéns
Pra quem quizer minha cfg
config.cfg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

vou baixar as duas cfgs e testar ou depois monta a minha seguindo esse topico