•  
     

Como conectar videogames antigos nas TVs de LED e LCD; saiba

Apesar do tempo que separa o lançamento dos primeiros consoles caseiros para os dias de hoje, incrivelmente a maioria dos videogames mais populares das décadas de oitenta e noventa ainda apresentam componentes compatíveis com os televisores modernos. Certamente alguns aparelhos podem ter problemas com sinais analógicos, mas na teoria a maioria das TVs disponíveis no mercado atual deveria ser capaz de ler as informações enviadas por um Nintendo ou um Master System.

Imagem

Os três tipos de conexão mais comuns nos dias de hoje são o HDMI, o RCA e o cabo Coaxial. Dessas três, os dois últimos já eram empregados para fazer o videogame funcionar desde os anos 80. O HDMI é o melhor deles justamente por ser o responsável por sinais digitais em alta definição. Entre os sinais usuais, o RCA é bem superior ao Coaxial, que perdia qualidade ao “espremer” sinais de áudio e vídeo em apenas um cabo.
Para tornar esta explicação mais prática, explicaremos o passo a passo de como instalar os dois consoles mais populares da década de 80 e da década de 90, cujo o funcionamento pode ser copiado por qualquer outro console do período.


Como instalar o Nintendo através do Cabo Coaxial

O Nintendo foi o videogame mais vendido da década de oitenta, com 62 milhões de unidades. Apesar de ele vir também com entradas RCA que tornam o processo de conexão ainda mais fácil, utilizaremos a tradicional ‘caixinha’ (chamada de RF Box) que era a mesma de outros sistemas da época como o Atari e o Master System.

Imagem

1. Conecte o cabo da RF Box no seu console, que já pode estar devidamente ligado na tomada mais próxima.

2. A saída da ‘caixinha’ ou RF Box pode ser conectada na entrada coaxial da sua TV, normalmente associada a Antena, Cabo ou TV via Satélite. Se esta conexão estiver ocupada solte o cabo anterior e providencie um adaptador para duas entradas em uma.


Imagem

3. Mude o canal da sua TV para o canal que está selecionado pelo videogame. No caso de nossos televisores modernos isso requer também escolher a entrada de vídeo certa, normalmente estes canais estarão na modalidade ‘Ar’ ou ‘Cabo’ no seu menu.

4. Ligue o videogame, se o canal estiver correto ele deverá aparecer imediatamente na tela. Do contrário faça uma nova verificação pelas diferentes entradas (Input Sources) do menu da sua televisão. Muitas vezes é igualmente necessário fazer uma nova sintonia dos canais, para isso deixe o console ligado e toque nesta opção até encontrar o canal designado.

5. Divirta-se com os grandes clássicos que você irá jogar.
Para televisores que não tenham entrada Coaxial, você sempre poderá tentar outras coisas: como um adaptador de coaxial para RCA, ou utilizar as entradas de outros aparelhos conectados a sua TV como seu DVD/Bluray ou o receptor da TV a cabo.


Como instalar o Super Nintendo através do cabo RCA

O Super Nintendo foi o terceiro videogames mais vendido da década de noventa, perdendo apenas para o Gameboy e para o PlayStation. Todos os consoles caseiros deste período como o Mega Drive e o Nintendo 64 se conectavam a TV através da entrada RCA.

Imagem

1. Conecte o seu SNES que já pode estar devidamente ligado na tomada mais próxima com o cabo especial para entradas RCAs.

2. Conecte os cabos RCAs nas entradas respeitando as cores indicadas. Amarelo para vídeo, Vermelho para o áudio direito e Branco para o áudio esquerdo. Se a sua TV não for estéreo, utilize apenas o vermelho, ou apenas o branco, conforme indicado nos conectores da TV.
3. Ligue o videogame e a televisão. Basta agora procurar pela entrada certa, normalmente ele estará em VIDEO 1,2 ou 3, mas não deve ser difícil de encontrar.

4. O Seu videogame estará funcionando sem problemas. Divirta-se com os grandes clássicos que você irá jogar.


Techtudo