•  
     

Com condição rara, jovem de 16 anos parece ser uma idosa

Sem elasticidade, a pele de Zara Hartshorn fica enrugada precocemente

Uma jovem britânica sofre de uma rara condição genética que a faz ter a aparência de uma mulher mais velha. Zara Hartshorn, 16 anos, teve de aturar muitas provocações e até agressões físicas ao longo da vida devido à sua aparência. Ela nasceu com lipodistrofia, condição que herdou da mãe e deixa sua pele enrugada por conta da anormal distribuição de gordura corporal.

Ao saber da condição da jovem, um cirurgião plástico dos Estados Unidos ofereceu a Zara uma intervenção cosmética. A operação foi um sucesso, e a britânica passou a se sentir mais confiante, encontrou um namorado e passou a frequentar normalmente aulas em uma universidade. É uma mudança e tanto para a jovem que uma vez derramou lágrimas depois de ser obrigada a descer de um ônibus porque não acreditaram que ela era uma criança.

Aos 12 anos, Zara já era confundida com uma mulher de meia idade - e com frequência é tida como a mãe de sua irmã Chloe, de 17 anos. O médico que ofereceu a cirurgia facial gratuita a ela, Abhimanyu Garg, afirmou que a condição do paciente é ainda mais rara e se chama cutis laxa, doença que atinge apenas 30 pessoas no Reino Unido. Agora, com a cirurgia, ela afirma estar disposta a deixar o passado para trás.

"Antes da cirurgia, me importunavam por eu parecer diferente, mas agora tenho a mesma aparência de garotas da minha idade. Não sinto mais que as pessoas estão me olhando quando ando nas ruas. Finalmente me sinto uma jovem", afirmou Zara Hartshorn.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/co ... aRCRD.html