•  
     

Claro e Vivo formam parceria para compartilhar rede 4G

Se aprovado pela Anatel, plano aceleraria a extensão da cobertura ao mesmo tempo em que diminuiria custos para ambas as empresas.


Imagem

A chegada das redes 4G ao mercado trouxe um enorme problema para as operadoras brasileiras. Até abril deste ano, elas precisam ter o sistema instalado em todas as cidades-sede da Copa das Confederações, além de fazer o mesmo para a Copa do Mundo de 2014.

Mas a Claro e a Vivo acabaram apresentando uma ideia interessante para solucionar o prazo apertado e os altos custos. De acordo com a Reuters, as duas empresas apresentaram um plano para compartilhar a mesma rede 4G – dessa maneira, todo o processo de expansão de cobertura seria acelerado, ao mesmo tempo em que as despesas passariam a ser menores para ambos os lados.
Apenas no papel

É importante destacar, no entanto, que isso ainda é apenas um plano. Segundo o Convergência Digital, as empresas ainda precisam de um posicionamento por parte da Anatel, aprovando ou recusando o acordo feito entre Claro e Vivo. O órgão regulador de telefonia precisa fazer o mesmo para Oi e TIM, que também pretendem compartilhar as redes.

Caso aprovados, só então começarão os planejamentos por parte das companhias para criar essa rede conjunta, abordando fatores como a frequência comum a ser utilizada por elas. O plano de compartilhamento tem previsão de durar três anos.

Reuters,