•  
     

Calor pode danificar celulares e tablets; saiba como se prevenir e remediar

As últimas semanas têm sido marcadas por uma onda de altas temperaturas que atingem todo o país e nossos aparelhos eletrônicos não estão imunes a ele. Entretanto, você pode evitar que seu celular ou tablet corra riscos e, ainda, salvar o dispositivo que tenha sofrido algum dano por conta da exposição a altas temperaturas. Confira algumas dicas para evitar o superaquecimento do seu gadget.


Imagem

- Evite deixar o seu dispositivo móvel dentro do carro fechado, exposto diretamente ao sol ou sobre superfícies metálicas durante um período longo. O cristal líquido das telas de LCD, por exemplo, pode “vazar”, deixando pontos negros no visor. A bateria é outro elemento sensível, que sob altas temperaturas pode perder a carga e ter a vida útil reduzida. A superfície plástica que reveste alguns aparelhos também pode ser danificada, ficando enrugada ou mesmo entortando a tampa traseira. Em casos extremos, celulares podem travar e até parar de funcionar, caso a solda da placa mãe seja rompida;
- Não deixe o Wi-Fi, 3G e GPS ligados permanentemente. Esses recursos podem aquecer ainda mais o seu aparelho, pois eles aumentam a atividade do processador e das antenas, gerando mais calor. Então, ligue-os quando estiver realmente usando essas ferramentas;
- Evite usar aplicações muito pesadas, como jogos, enquanto o aparelho estiver exposto a altas temperaturas. Por exigirem muito do processador, elas também podem ser responsáveis pelo superaquecimento do seu smartphone ou tablet.
E o que fazer se você já deixou o seu dispositivo móvel exposto a qualquer uma dessas situações e ele já está superaquecido?
- Desligue o aparelho imediatamente;
- Deixe o celular em um ambiente com temperatura mais amena, mas nunca (nunca mesmo) recorra a soluções drásticas, como colocá-lo na geladeira para esfriar. O choque térmico pode só piorar a situação e danificar seu gadget de vez.
- Se o aparelho possui bateria removível, retire-a do compartimento. Nos celulares mais antigos, a bateria pode inchar se o aparelho ficar exposto no calor por muito tempo. Neste caso, a única solução é descartá-la e adquirir uma nova. Já as baterias dos celulares mais novos, como os smartphones, correm menos risco.


FONTE: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/02/calor-pode-danificar-celulares-e-tablets-saiba-como-se-prevenir-e-remediar.html

Créditos: [N]oviinhoo[O]