•  
     

Cabo Thunderbolt ou USB 3.0: descubra qual a melhor alternativa

O Thunderbolt é um formato de transferência bastante popular nos Macs e que agora começa a chegar no Windows. O novo padrão, porém, tem pela frente o popula USB 3.0, formato muito conhecido e utilizado atualmente. No entanto, qual é o melhor? Vale a pena substituir o USB 3.0 pelo Thunderbolt? Confira a análise do TechTudo.

Imagem

Desenvolvido pela Intel, o Thunderbolt é o formato mais veloz para fazer transferências entre dispositivos externos e o PC ou Mac. Com taxas que podem chegar a 10 Gbps (Gigabits por segundo), o padrão da Intel chega a ser duas vezes mais rápido que o USB 3.0, que chega a, no máximo, 5 Gbps.

O USB 3.0 é um pouco mais lento, mas possui uma compatibilidade maior com dispositivos já disponíveis nas lojas. Este padrão, aliás, é quase uma unanimidade atualmente quando o assunto é interface para transferências entre dispositivos móveis e computador.

Por ser um formato novo, o uso do Thunderbolt é mais recomendado para profissionais que trabalham com grandes volumes de dados e necessitam de uma conexão mais rápida entre seus dispositivos. O padrão da Intel deve uma melhor saída para, por exemplo, profissionais que trabalham na área de edição de vídeo, já que o Thunderbolt possui uma velocidade tão rápida que chega a ser equiparada ao padrão PCI-Express 2.0, utilizado em algumas placas de vídeo.

O usuário comum, por outro lado, não precisa se preocupar com a substituição do seu atual computador por um que tenha a conexão Thunderbolt. No geral, o padrão USB 3.0 promete atender as demandas do dia a dia de forma satisfatória. Além disso, são poucos os dispositivos como celulares, câmeras e HD externos que trazem a tecnologia da Intel.


#FONTE