•  
     

Brecha no iOS permite que app monitore uso do iPhone

Imagem

A versão do iOS que a Apple liberou há poucos dias para corrigir um problema de segurança também possui uma séria vulnerabilidade. Descoberta pela FireEye, a brecha permite que um aplicativo descubra todos os comandos feitos por toques à tela de iPads, iPhones e iPods touch.

É possível saber até mesmo quando o dono do aparelho acionou os botões físicos Home e os de volume, sem contar o TouchID do iPhone 5s - o sensor biométrico do aparelho.

A empresa de segurança criou um app capaz de fazer isso; ele roda em segundo plano e, enquanto estiver aberto, monitora todos os passos do usuário. As informações, então, podem ser enviadas a um servidor externo sem que a pessoa saiba.

A FireEye usou um iPhone 5s com iOS 7.0.4 para fazer os testes, mas descobriu que a vulnerabilidade também está presente nas versões 7.0.5, 7.0.6 e em uma mais antiga, 6.1.x.

A Apple já tomou conhecimento do problema e trabalha em conjunto com a empresa de segurança para corrigi-lo. Mas como ainda não saiu uma nova atualização de segurança, por ora o iOS mais recente está sob risco.


#FONTE