•  
     

Astronauta mostra desafios de lavar cabelo em ambiente sem gravidade

Única mulher na ISS grava vídeo que mostra como mantém os fios limpos.Maior dificuldade enfrentada é não poder utilizar água corrente no espaço

Imagem

Para lavar o cabelo no espaço, é preciso levar em conta que a água pode simplesmente escapar e sair flutuando.

A astronauta americana Karen Nyberg, de 43 anos, atualmente a única mulher na Estação Espacial Internacional (ISS), resolveu gravar um vídeo para mostrar aos curiosos como ela faz para manter limpas as madeixas loiras em um ambiente de gravidade zero. Em sua conta do twitter, ela disse que a demonstração era uma resposta a muitas perguntas que recebeu sobre o assunto.

Para começar, ela coloca um pouco de água morna (que fica armazenada em um tipo de bolsa) no couro cabeludo. O mais difícil, segundo ela, é conseguir manter a água entre os fios. Parte dela escapa pelo ar em grandes “bolhas”, na falta da gravidade para puxá-la para baixo. Depois de molhar o cabelo até as pontas, espalha um pouco de shampoo sem enxágue.

Esfrega até as pontas com os dedos e, depois, com a toalha. “Sem a água corrente, é preciso usar a toalha para ajudar a tirar a sujeira”, explica. Depois, coloca um pouco mais de água no couro cabeludo e novamente espalha até as pontas, com a ajuda de um pente. Por fim, ela usa a toalha novamente para tirar o excesso de umidade. Durante todo o processo, e sempre que Karen resolve deixar o cabelo solto, os fios ficam totalmente levantados.

Todos os acessórios de que precisa ficam grudados à parede com velcro. Ela explica que deixa os cabelos soltos enquanto ele seca. A água que evapora dos fios vai ser coletada pelo sistema de ar condicionado. Posteriormente, o sistema de processamento de água da estação vai transformá-la em água potável.

Imagem

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/07/astronauta-mostra-desafios-de-lavar-cabelo-em-ambiente-sem-gravidade.html
 
- Interessante, rs. Podia mostrar o video :3
 
L1B4N3S Escreveu:- Interessante, rs. Podia mostrar o video :3

Não tinha, apenas continha essas fotos.
 
nossa que zika