•  
     

Android 4.4 KitKat é oficial; veja as novidades do sistema Google

O Android 4.4 KitKat chegou, hoje (31), junto com o Nexus 5 e trouxe boas novidades para os usuários do sistema Google. O lançamento continua a tendência recente da companhia de adicionar melhorias pontuais, enfatizando recursos específicos e mantendo praticamente o mesmo design. Veja o que há de novo no Android.

Imagem

A nova versão do Android traz novos recursos ao assistente pessoal Google Now, que ganha integração com os apps instalados no aparelho. Dessa forma, as buscas agora poderão utilizar funcionalidades de aplicativos para, por exemplo, mostrar resultados de busca por álbum ou artista em seu app musical favorito.

A integração depende, no entanto, de desenvolvimento prévio por parte dos criadores dos apps usando uma nova API (código auxiliar para que os desenvolvedores entendam como funciona uma aplicação). Espera-se que a lista de apps compatíveis com o novo recurso cresça nos meses subsequentes ao lançamento do Android 4.4.


Imagem

Segundo o Google, o Now também passará a sugerir melhores resultados baseados na localização do usuário, incluindo até sites que a pessoa costuma visitar na web. Se você estiver em um evento de tecnologia, por exemplo, o assistente poderá sugerir um artigo do TechTudo se você for um leitor assíduo.

“Ok, Google”

O Android KitKat também traz diversos progressos no reconhecimento de fala, boa parte estreada pelo Moto X no começo do ano. O usuário poderá “acordar” o telefone dizendo “Ok, Google” e acionar diversos comandos usando a voz. Outra vantagem nesse quesito é, segundo a companhia, “uma assertividade 25% maior do que em outras versões do sistema”, o que significa menos erros de identificação de palavras - ao menos em inglês.

Para diminuir enganos, o Android poderá fazer perguntas para o usuário para refinar a busca. Ao falar o nome de um contato, o sistema poderá mostrar uma lista para você especificar o nome da pessoa, caso haja outros fonemas parecidos. O suporte ao português no reconhecimento de voz do Google Now continua em suspenso, infelizmente.


Discador com ‘Páginas Amarelas’

O discador foi outra funcionalidade que recebeu importantes atualizações. Utilizando todo o poder de análise de dados do Google, o usuário agora receberá sugestões de telefones de locais próximos ao digitar algumas letras no teclado do telefone. Com isso, ficará mais fácil encontrar números na agenda e na Internet – será como ter uma lista telefônica com alguns toques na tela.

Imagem

A função também é útil do modo reverso. Ao receber uma chamada, o Android tentará dizer de onde a ligação está sendo originada e, ao identificar um local específico, mostrará até mesmo uma foto do lugar tirada diretamente do Google Maps. Ainda não é certo, porém, se o recurso estará disponível no Brasil desde o lançamento.

Design

O Android está mais limpo do que nunca, trazendo consigo pequenas alterações que o deixam ainda mais simples de usar que versões anteriores do sistema. A área de notificações está translúcida e inclusive deixa de ser mostrada ao rodar alguns aplicativos de tela inteira. A fonte Roboto também está ligeiramente modificada.

Imagem

Outros pequenos detalhes, como o fundo translúcido das pastas ou a forma do botão de acesso à lista de aplicativos dão um toque especial na interface, deixando-o ainda mais agradável e menos intrusiva.

Disponibilidade

O Android 4.4 Kitkat está disponível hoje somente no Nexus 5, lançado juntamente com o sistema. Em breve, são esperadas atualizações em outros smartphones e tablets da linha, a exemplos dos Nexus 4 e Nexus 7 (2013), e nos aparelhos Google Edition.

O executivo da Google, Sundar Pinchai, porém, indicou que essa versão do sistema pretende diminuir a fragmentação do Android, portanto espera-se que vários aparelhos mais antigos recebam a atualização daqui a um tempo, dependendo também das operadoras às quais estão vinculados.


#FONTE